terça-feira, 7 de agosto de 2018

MASCULINIDADE


O que significa ser um homem?
Dá pra uma pessoa ser mais homem do que outra?
Seja homem!” “Isso é coisa de mulherzinha.” “Homens não choram, eles suam pelos olhos.” Um monte de coisa falam para nós repetidamente, homens, mulheres, meninos, meninas, meninos, e isso nos afeta. Mais do que isso… isso nos define, e precisamos entender para podermos mudar.
Masculinidade é uma construção.
Uma construção que foi feita de masculinidade ideal.
A masculinidade ideal que foi feita pela nossa cultura, pela nossa sociedade, é essa.
Um homem independente, que não chora, que não é vítima de seus sentimentos.
É másculo pois se defende com agressividade, se a situação demandar de agressividade.
É admirado um homem que transa muito, que pega muitas mulheres, que tem muitos amigos que são os brothers deles, “bros before hos”.
É muito positivo e desejado o homem que tem aparência forte. É alto, não tem medo, principalmente por que não sede a fraqueza de seus sentimentos. Um homem que é descuidado com coisas superficiais como a aparência. Usar maquiagem? Creme? No máximo um shampoo.
Comportamentos como estes são embutidos nos cérebros dos homens e muitos, se não todos, sentem alguma pressão em sua vida, muito provavelmente em toda a sua vida.
A pressão de atender a esses ideais.
Ideais que forçados pela mídia, pelos amigos, pela família e no fim das contas, por você mesmo.
Todos esses comportamentos são impostos sobres os homens. Porque se não. Ele parece fraco, ele parece passivo. Ele parece, uma mulher. Como se ser uma mulher fosse uma coisa ruim. Porque na nossa sociedade. É.
É legal imaginar o mundo em que todo mundo é igual, em que todas as etnias são iguais. Mais não é esse o mundo que a gente vive. Todo mundo não é igual. Acho lindo querer isso, sonhar com isso. Mas é ingênuo.
Em um vídeo publicado no YouTube, mostra um japonês comendo temake asiático e odiando temake do Brasil, e tem muitos comentários machistas e LGBTfóbicos. Dizendo que se ele odiou o temake brasileiro. Ele só estava comendo um temake, e não gostando, o que tem a ver a sexualidade dele? Bom, um monte de gente associa ele demonstrar sentimento de nojo ao comer temake do Brasil, com ele ser fresco e ser fresco. Bom, as mulheres que são frescas. Um homem não liga pra essas coisas. Mas ele é um homem e é fresco. Então ele deve ser Gay. E ser gay é ruim, porque são homens que tem comportamentos associados a serem femininos. Tipo beijar homens. É isso que passa na cabeça desses homens que comentaram o vídeo, de forma tão involuntariamente que nem percebem que estão descriminando o rapaz apenas que está apenas comendo temake, e está apenas demostrando o sentimento de não gostar do temake. E é por isso que devemos falar sobre masculinidade. Pois aquele homem que age de forma violenta e que não chora, não é mais masculino do que o homem sensível que demonstra seus sentimentos, que se preocupa com seus entes queridos. Mas, um monte de gente infelizmente acha que é. Existem vários tipos de masculinidade. E ser um homem é muito mais complexo que ser o machão, o pegador das novinhas, o garanhão da porra toda.
Mas essa masculinidade tóxica que é imposta sobre meninos e homens, literalmente, mata. Mata homens, mata mulheres, mata meninos e meninas, causa depressão destrói vidas. Precisamos falar sobre masculinidade e precisamos falar como ha comportamentos dentro dessa masculinidade que é constantemente colocada sobre nós como a única, que são tóxicos e que literalmente, matam. Quantos filmes de herói vimos em que todos os tipos de herói seguem o mesmo padrão de herói. O homem hétero, durão, que não chora, muitos são pegadores que transam toda hora, outros são Deuses arrogantes. Alguns até são pequenos e sensíveis. Mas esse é um estado que ele não quer está. Ele quer ser fortão, malhado, todo trincado, pois na cabeça dele, ele vai atrair mais mulheres e transar com todas de forma fácil. Ou seja, querem ser grandes, altos, fortes e durões. O tipo “forte e silencioso”, como é colocado por Toni Soprenom em A família Soprenom.
É legal, é bonito admirar, um homem como o Capitão América, como Jon Snow. Mais não é o único tipo de masculinidade que existe, não é que significa ser homem. Sim, precisamos de mais mulheres protagonistas, precisamos de mais pessoas do gênero LGBT em papéis de protagonistas, precisamos de mais pessoas não brancas agindo como protagonista. E precisamos também de mais homens sensíveis, empáticos, que se preocupam com o próximo, que choram quando fazem mal a alguém. Quem tenham medo, que demonstrem o medo. Que são fortes, são heróis, por causa disso e não apesar disso. Heróis como. Newt Scamander do Filme Animais fantásticos, ou steven universo. Existem, muitos poucos exemplos e isso precisa mudar.
Nós, precisamos mudar.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário